17.10.12

Nomes e carreiras

Lembro de um episódio de Seinfeld, da época em que eles terminavam sempre em trechos dele fazendo seu stand up, em que ele comentava como alguns nomes já traçavam o destino de um garoto. A mãe que chama seu filho de Jeeves, por exemplo, já estaria escolhendo para ele a carreira de motorista (acho que era motorista).


Neste fim-de-semana, nos demos conta em uma conversa de que algo assim acontece com os Wellintons e suas variações com um l a menos ou um g a mais. Não lembro de ter conhecido pessoalmente nenhum Wellinton na vida. Mas os Wellintons jogadores de futebol estão por aí, espalhados, se multiplicando. São Paulo e Palmeiras têm um, o Fluminense tem dois (o Nem e o Carvalho, de quem eu não lembrava, mas o Uol me diz que existe), o Cruzeiro tem o Paulista. O Flamengo tem três: o zagueiro, o Silva e o Bruno. Em outras épocas, nós rubro-negros tivemos também o Whelliton, um quase-Wellinton de triste lembrança. No duro, só lembro de um Wellinton público que não fosse jogador de futebol: o Moreira Franco.

Quer dizer: se você colocar o nome do seu filho de Wellinton, a chance é grande dele ser jogador. Ou, vá lá, governador de estado. Não necessariamente será um bom jogador ou um bom governador, veja bem. Mas não deixam de ser carreiras promissoras financeiramente.


* * * * * * * * * *

O Veríssimo uma vez publicou numa coluna observação semelhante a esta sobre os Wellintons, só que citando os Donizetis que na época proliferavam. Mas houve também uma temporada em que, vejam vocês, o Flamengo começou a empilhar Andrés em seu elenco.

Havia o André Gomes, o André Paraná (que depois virou André Dias), o André Bahia e o Andrezinho. Eu me animei: compraria uniforme de treino e apareceria na Gávea, como quem não quer nada, me apresentando como "André, novo reforço". Ninguém estranharia e fatalmente eu mostraria que levava mais jeito do que os xarás. Infelizmente não coloquei meu plano em prático na época; se tivesse feito, talvez estivesse hoje mais próximo de uma vaga na Seleção que jogará a Copa de 2014. E, infelizmente, tenho que encarar a realidade de que esta próxima será minha última chance de jogar uma Copa, pois a idade está batendo.

De qualquer forma, a ideia ficou na minha cabeça por um tempo e serviu de inspiração para um texto que publiquei há uns anos no blog da FlamengoNet, que hoje até já tem outro endereço. É este aí embaixo, que estou resgatando só pra ter por aqui.


* * * * * * * * * *

Uh, uh, vamo invadí!

- Rapá, tive uma idéia pra conseguir ir a São Paulo ver esse jogo!
- Te falei que o Dão tá armando a van, o esquema dele tá bom...
- Não, já disse que tô zerado de grana, não rola. Eu vou é de grátis, no ônibus da delegação!
- Vai com o time? Como é que você vai conseguir isso?
- Espera só...

PRANCHETA – treino dessa terça
Destaque positivo:
Fernando Médio – A novidade no elenco foi uma grata surpresa. Belos passes, grande visão de jogo, tem tudo pra estourar o garoto! Muito futuro!

- Tá vendo? Tá vendo?
- O quê?
- “Fernando Médio”, sou eu!
- Ahn?
- Tem tanto cara novo lá, que eu tinha certeza que eles iam acreditar. Botei meu uniforme de treino, cheguei lá dizendo que era reforço e participei do rachão, amarradão!
- Mas... “Fernando Médio”?
- Já tinha o Fernandão e o Fernandinho... Eu sou o Fernando Médio. Achei que um Fernando a mais, um a menos, eles iam topar numa boa.
- E tu passou por jogador com essa barriga aí?
- Mole, mole. Eu joguei no time do Jônatas e do Obina...

Globoesporte.com: Caio Júnior tem dúvidas para o jogo com o São Paulo
O técnico Caio Júnior segue com o time indefinido para o jogo deste domingo no Morumbi. Com os novos contratados todos à disposição, ele diz ter dúvidas no meio e no ataque.

- O Éverton e o Sambueza podem entrar, assim como o Aírton. O Fierro ainda vai chegar também. E tem o Fernando Médio, tem treinado bem, pode ter uma chance. Vou levar a dúvida até o dia do jogo.

- Cara, na boa... Isso não vai dar certo.
- Claro que vai! E eu sempre te disse que, no dia que me vissem jogando com o Jaílton, iam ver que eu sou melhor que o cara. Vou ser relacionado, te falei que ia ao Morumbi!

Haloscan.com – Comments
 Olhei agora o site da CBF e o contrato do Fernando Médio continua sem aparecer lá. Será que vai ser regularizado a tempo? Ô diretoria, prestenção!
Jão Flamengão | Homepage | 09.09.08 - 2:31 am | #
Essa diretoria é incompetente demais. Kléber Leite, estou por aqui com você. Já deviam ter comprado o Fernando Médio. Ele vai estourar em outro time, chegar à seleção e a gente chupando o dedo. Já vi esse filme!
Téo Urubu | Homepage | 09.09.08 - 2:33 am | #

- Nem vem, mermão! Nem vem!
- Bicho, você é advogado! Sabe como é contrato! Monta um aí, eu levo lá, me regularizam, tá tudo certo!
- Bom... Se for pra você entrar no lugar do Jaílton, até vale a pena.
- Não, o Jaílton não sai mesmo. Eu tô disputando vaga com o Aírton e o Vandinho...
- Putz! Então não. E não vou falsificar documento mesmo, de qualquer forma. Depois você joga, descobrem, tiram ponto do Flamengo e aí já viu.
- Não se preocupe, eu não vou jogar. Só quero ver o jogo! Eu vou lá, “sinto uma contusão” na concentração, fico de fora e vejo a partida de tribuna. Só isso!
- Olha lá, hein...
- Ainda vou pegar mulé lá em São Paulo, tirando onda de boleiro!

LanceNet: Fernando Médio nem viaja para São Paulo

O volante Fernando Médio saiu ontem da concentração do Flamengo sem dar entrevistas. Mas fontes da Gávea confirmam que ele não deve mesmo enfrentar o São Paulo, neste domingo. A informação é que o jogador está sendo negociado para o Dinamo Treblinka, da Moldávia.

Fernando, 26 anos, não chegou a jogar pelo rubro-negro, mas vinha se destacando nos treinos. Um DVD com os melhores momentos do seu rachão de estréia chamou a atenção de empresários.

- Pô, cara... Moldávia?!?
- Eu sou profissional, tenho que pensar na família... A carreira é curta, sabe como é. Mas diz aí... Cê sabe se ainda tá sobrando vaga na van do Dão?


Nenhum comentário: