10.8.13

Por que acontecem casos como o desta cínica eleição do presidente da CPI dos ônibus



Agora, na maior cara-de-pau, colocam para presidir a CPI dos ônibus um cara que não assinou o pedido pela CPI. Na verdade, dos 5 vereadores da CPI, 4 não assinaram. Tem gente lá, ocupando a Câmara de Vereadores, fazendo força para mudar isso. Apoio 100%, mas não sei qual a chance de conseguirem.

Por que isso acontece? Bem: na eleição passada, Eduardo Paes montou uma gigantesca coligação com 20 (!) partidos, que elegeu a enorme maioria dos vereadores.

Por que ele conseguiu montar essa gigantesca coligação? Entre outras coisas, porque as suas chances de ganhar eram grandes e, assim, todo mundo queria estar perto do governo para ter sua fatia depois. Na época, ele era um prefeito popular. Mas, além disso, tinha MUITO dinheiro para a campanha, o que também ajudou a convencer estes partidos todos a estarem junto com ele para aproveitar. E tinha MUITO dinheiro para a campanha porque foi o candidato que mais recursos conseguiu com doações no Brasil.

E de onde veio toda esta grana? 78%, na prestação de contas, era de "doadores que não queriam aparecer" - coisa que nossa legislação hoje permite. Cinicamente, Eduardo Paes dizia que não sabia quem eram. Mas diz-se muito que algumas das grandes financiadoras foram exatamente as empresas de ônibus, que têm contratos com a Prefeitura, assunto de que o Prefeito teria que cuidar depois - de novo, coisa que nossa legislação hoje permite.

Ou seja: no fim, as empresas de ônibus provavelmente foram financiadores importantes da eleição do prefeito e de sua base de vereadores. E o prefeito e sua base de vereadores puderam escolher quem vai investigar justamente estas empresas de ônibus. Alguém enxerga algo errado nisso? Neste caso específico, era bem previsível, antes mesmo da reeleição de Paes, que algo assim iria acontecer - o cenário estava todo desenhado. Mas o nosso sistema leva a isso, sempre.

Ou mudam as regras de QUEM pode contribuir com campanhas eleitorais e COMO isso pode acontecer, ou continuaremos todos nas mãos destas empresas que financiam os candidatos e depois cobram a conta. É algo de que a grande maioria não se dá conta, e enquanto não se derem conta, fica muito difícil que mude. Seria parte importante da reforma política de que tanto falam - só que querem que a gente acredite que vai dar certo que os responsáveis por mudar este sistema sejam gente eleita neste sistema. Pois é.

* * * * * * * * * *

De qualquer forma, acho importante que o máximo possível de gente mostre que não fica satisfeita quando é feita de otária da maneira que estão tentando fazer com esta CPI dos ônibus. O pessoal que está lá na Câmara está fazendo sua parte, de um jeito que nem todo mundo poderia. Mas compartilhar a campanha do Meu Rio sobre isso e mandar seu recado para estes vereadores (tem lá os caminhos fáceis para fazer isso por e-mail, Twitter e telefone) já é um começo.

Nenhum comentário: