Mais uma triste morte causada por brigas religiosas
Você sabe o que é a Cientologia? Trata-se da religião de muita gente famosa de Hollywood, como Tom Cruise e John Travolta. Baseada nos ensinamentos de um certo L. Ron Hubbard, ela afirma que o homem é basicamente bom e imortal. Através de sessões de purificação, a pessoa vai se libertando dos seus "engramas" (ou cicatrizes) até conseguir tornar-se um "espírito operativo". Quando chega a isso, a pessoa raramente adoece, é menos propensa a acidentes, tem memória total, QI superior a 135, criatividade, vitalidade extraordinária, personalidade magnética e autocontrole, entre outras coisas.
Enfim, isso aí é um apanhado do que eu li sobre a seita em alguns lugares na Internet por agora, só pra escrever isso aqui. Imagino que tudo isso deva mesmo trazer benefícios extraordinários pros seus adeptos - mas eu já vi dois prejuízos claros que trouxe pro resto do mundo.
Primeiro, fez com que o mundo conhecesse A Reconquista, filme que John Travolta decidiu fazer baseado em uma obra do tal Hubbard, criador de sua fé. É um filme que muda totalmente os seus parâmetros para julgar cinema. Depois de assisti-lo, sempre que você pensar que determinado filme é "o pior que já vi na vida", vai lembrar de A Reconquista e reconsiderar.
E agora fez com que se extinguisse um dos personagens mais legais que a TV já criou, o Chef de South Park. Isaac Hayes, o grande músico que fazia a sua voz, converteu-se à Cientologia e decidiu deixar a série em protesto contra um episódio que satirizava a religião (que sofre uma série de acusações de charlatanismo - dizem inclusive que decidiram chamá-la de "religião" só pra ter isenção de impostos nos EUA). Pra se vingar, os criadores do desenho não deixaram por menos: transformaram o cozinheiro em um pedófilo que morre de forma cruel no primeiro episódio da décima temporada da série. Imagino que isso tenha rendido mais um episódio absurdo de engraçado, mas que a série vai ficar mais pobre sem o Chef, vai.
* * * *
P.S.: Uns dias depois de ter escrito isso aqui, caí nesse texto do NoMínimo explicando que, hoje em dia, quem quiser entrevistar Tom Cruise tem que, antes, passar por um tour de mais de 5 horas por instalações da Cientologia, para assim conhecer tudo sobre a religião (e suas idéias anti-drogas, anti-remédios, anti-psiquiatria e anti-psicologia).
South Park fez ainda um episódio satirizando Cruise, que entra num armário e se recusa sair. "Saia do armário, Tom, você não está enganando ninguém", grita do lado de fora Nicole Kidman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário