29.9.08

César Maia: "si, se puede!"

A eleição já é no próximo domingo. Percebo pouca gente falando disso à minha volta, estando tão perto. A campanha, realmente, "não pegou". Coisas de Brasil.

Mas tem uma coisa que tem me divertido bastante neste processo: o ex-blog do César Maia, newsletter diária que nosso prefeito envia para aqueles que resolveram assinar o serviço, como eu. Ele se dedica bastante a comentar o horário eleitoral e os números das pesquisas. É comovente o esforço para fazer parecer que sua candidata ainda tem alguma chance.

A cada rodada de pesquisas, ele fala sobre suas teorias sobre distorções nas amostras, desvios causados pelo pedido de declaração espontânea de voto antes de dar a lista dos candidatos, ou sobre como seus eleitores sempre resolvem votar nele de última hora. Teorias várias para manter o otimismo: Solange tem sim chances! Apesar de, a cada pesquisa, se manter com 5% dos votos, atrás de Eduardo Paes, Marcelo Crivella, Jandira Feghalli, Fernando Gabeira.

O comentário sobre a última rodada do Ibope, na newsletter que li hoje, é ótimo:

1. Este Ex-Blog pelo respeito à tradição e importância do IBOPE, este prestigiado instituto de opinião, cujo alcance e responsabilidade se traduzem pelo multiplicador dado através de importantes meios de comunicação, vem solicitar que faça uma urgente auditoria em relação aos números publicados relativos ao candidato Crivella no Rio.

2. Há um mês que Crivella não tem nem 20% das intenções de voto, que dirá os 24% que esse instituto divulgou no sábado. Um erro deste tamanho exige que o próprio Ibope faça uma auditoria interna em seus sistemas e processos. Este Ex-Blog não aceita os argumentos maquiavélicos de alguns, que insistem em dizer que o Ibope estaria a serviço de uma falsa polarização entre Crivella e o candidato do PMDB. Alegam que pelo fato do Ibope estar trabalhando em tracking (pesquisa todo dia), para o PMDB, comprovaria isso.

3. Este Ex-Blog tem absoluta certeza que isso faz parte do imaginário eleitoral. Mas o que explica tamanha discrepância? Este Ex-Blog vem sugerir um rastreamento em seus sistemas, pois o mais provável é que um hacker esteja entrando em seus sistemas e trocando os códigos de Crivella, com outro candidato que tenha mais votos onde Crivella tem menos. Uma ação dessas, de um hacker experimentado, seria muito difícil de ser detectada.

4. O que este Ex-Blog sugere é que o Ibope zere todos os códigos da pesquisa no Rio. Ou melhor: limpe todo o sistema e o re-digitalize completamente. Esse tipo de intervenção em sistema já ocorreu em eleições no Rio, no caso Proconsult, quando se retirava de Brizola e se colocava em brancos e nulos. O Ibope pode estar sendo vítima de um crime cibernético como esse. Se o Ibope informar que está zerando tudo e refazendo seu programa, dará uma enorme tranqüilidade a todos e em seguida poderá apresentar Crivella com menos de 18%. Isso só servirá para melhorar ainda mais a imagem de um instituto de pesquisa que todos os brasileiros admiram.

Nenhum comentário: