6.12.06

É justo o contrário

Há um tempinho atrás, meu amigo Bernardo escreveu, fascinado com essas novas possibilidades que a Internet nos dá, que o YouTube é a nova MTV. É onde você seria apresntado às músicas e os artistas que não se encontram por aí, e depois mostrar pros amigos. Acho que mais tarde ele se decepcionou um pouco com o caminho apontado pelos contratos que o YouTube fez com as gravadoras multinacionais, e com os vídeos tirados do ar por violarem direitos autorais. Talvez esteja com uma ponta de dúvida agora, não sei.

E aí o que acontece é que agora a MTV é o novo YouTube. Decidiu tirar os clipes todos da TV e deixar só no MTV Overdrive, a sua versão do mais novo membro da família Google. Então agora é oficial: na Music Televison, nada de música, só reality shows, programas de variedades, coisas assim. E, claro, muitas vinhetas nonsense.

E a questão é só essa mesmo, oficializar uma coisa que todo mundo já sabia: apesar do nome, não é mais música a parada, e sim comportamento e atitude (ai). Mas até aí, as pessoas relevam; GNT não quer dizer "Globo News Television"?

Independente do saudosismo que eu e muitos de minha geração temos dos tempos de Gastão, Fábio Massari, Astrid etc., acho que esse caminho é, ahn, arriscado - e deixa uma lacuna pra alguém aí preenceher. Mas o diretor da MTV que anunciou a decisão soltou no meio uma que eu acho interessante: "a MTV deixa de ser um canal de TV para ser um canal". Ele fala da integração entre TV, Overdrive, site, revista e, daqui a pouco, rádio. É uma visão esperta e de quem pretende se manter vivo por muito tempo, essa de entender que seu negócio não é ser TV pra jovem, e sim dar conteúdo pra jovem. Vai que daqui a pouco o jovem larga a TV de vez e eles ficam com a brocha na mão.

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