8.6.06

"Você poderia estar contribuindo? Podemos estar contando com sua colaboração?"

Algum de vocês conhece a empresa responsável por terceirizar o telemarketing de instituições de caridade?

É impressionante. Há um tempo atrás, deve ter um ano talvez, me ligaram no trabalho de uma creche em um bairro longe, para crianças carentes. Contaram a história triste de precisar da ajuda dos outros, falaram na "menina Amanda"... Eu acabei ajudando com 10 reais. Era uma "contribuição eventual", sem compromisso de voltar a ajudar, quanto mais com periodicidade certa.

Bem, desde então me ligam acho que todo mês, pedindo ajuda e sempre lembrando e agradecendo por aquela vez em que ajudei a menina Amanda. Isso é até o de menos, natural eles voltarem a procurar quem ajudou alguma vez - apesar da frequência ser irritante e do papo ser demorado e chato.

O negócio é que, assim como essa creche, outras trocentas instituições me procuram por telefone no trabalho. A maioria creches, mas já apareceu quem ajude idosos também. E sempre com o mesmo papo, o mesmo texto, o mesmo tom de voz... Igualzinho. Claramente alguém vendeu um modelo, ou tem uma central única, sei lá. Acabei de atender um desses, agora em casa. O Rafael, que trabalha ao meu lado, passa pela mesma coisa.

Me lembro quando minha mãe ficava despachando quando ligavam da LBV...

Nenhum comentário: