Vocês sabem que, para muita gente, ao tocar mal e porcamente este blog estou sendo parte de uma revolução. Há estudos prevendo que os jornais impressos como os conhecemos estão condenados ao desaparecimento, ameçados que estão por veículos eletrônicos - notadamente a Internet. E muita gente coloca os blogueiros como ameaças potenciais à grande mídia. É a democratização não só da informação, mas da geração de informação.
Um dos mais conceituados a falar desse assunto é o americano Philip Meyer, um ex-repórter, que escreveu um livro chamado The vanishing newspaper. Ele deu uma entrevista interessante ao NoMínimo, em que fala coisas como isso aqui:
Acho que isso é fé demais no ser humano.Quais serão os sinais para que percebamos estas mudanças?
Acho que será o aumento da demanda por democracia.
Porque uma população informada é uma população poderosa, acho que foi James Madison (considerado o pai da Constituição dos EUA) que falou algo parecido com isso. Conhecimento é poder.
As pessoas em geral não vão ficar mais bem informadas. Elas vão é receber mais besteiras e acreditar nelas. Fora isso, o homem é ótimo para desviar a utilidade de coisas potencialmente muito boas para idiotices em geral.
E as pessoas vão mesmo pra Internet é atrás de mulher pelada.
(Não que mulher pelada seja idiotice.)
A sério: Internet é um treco interessante. As mudanças que ela trouxe pra vida das pessoas, num tempo curto, são muito impressionantes, e parece que isso é só o começo. Mas sei lá. Há uma quantidade realmente grande de pessoas que não consegue ter uma relação saudável com ela. Há certos usos que algumas pessoas fazem da Rede que me deixam realmente preocupado.
A verdade é que nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia.
P.S.: Lembrei agora de uma parada maneira que eu vi há um tempão atrás e tem a ver com isso: EPIC 2014. E começa exatamente assim: "it´s the best of times, it´s the worst of times".
Nenhum comentário:
Postar um comentário