6.5.08

O novo técnico do Flamengo

As notícias têm passado rápido no Flamengo. Domingo, foi campeão carioca - mas no dia seguinte, o assunto entre os rubro-negros já era sobre o novo treinador.

Ontem, Caio Jr. foi confirmado - mas agora, o papo já tem sido sobre o novo fornecedor de uniformes, já que o contrato com a Nike está pra ser rompido. Falam de Adidas e Olympikus. Mas como nenhuma das duas foi confirmada ainda (e a escolha não deve mudar muito no desempenho do time, descontada a possível superstição sobre os títulos que vieram na época da Adidas), ainda é mais interessante falar do técnico que estréia no comando do time no fim de semana.

Meu favorito para o cargo seria Paulo Autuori - campeão do Mundo, duas vezes campeão da Libertadores, campeão brasileiro, experiência internacional em clubes e seleção. Ninguém teria currículo semelhante para assumir a função e não me parece que um contrato no Catar, onde ele está empregado, seria um impedimento definitivo para que viesse dirigir o Flamengo em uma Libertadores, com um bom time e um bom salário. Seria obrigação da diretoria ao menos procurá-lo.

Parece que não o fez, e mesmo que fizesse, haveria uma chance de que ele não topasse. Então, descontando ele, Caio Jr. me parece uma boa opção, entre as viáveis. Com certeza seu currículo é curto e o desempenho este ano no Goiás é de botar uma pulga atrás da orelha, mas as referências sobre seu trabalho no Paraná e no Palmeiras são boas. Melhor que inventar um Espinoza, Evaristo ou Jair Pereira com certeza é.

Curiosidades sobre o cara:

- Parece que a maioria não sabe ou não lembra, talvez pelo jeito dele de "estudioso do futebol" que escapa do estereótipo do boleiro, mas ele foi jogador. Era atacante e jogou no Grêmio, Inter, Paraná e em times de Portugal, fora times menores. Chegou a fazer um gol de título gaúcho pelo Grêmio em cima do Taffarel, que na época era goleiro colorado.

- O primeiro brilhareco dele como treinador foi à frente do Cianorte, do Paraná, que bateu o Corinthians em casa pela Copa do Brasil por 3x0. Mas acabou eliminado levando um sacode no jogo de volta. Para este jogo no Pacaembu, que seria transmitido pela TV e despertava grande curiosidade pela possibilidade do Timão ser eliminado por um time nanico, o Cianorte chegou a cogitar ter em seu calção o patrocínio da Brasileirinhas, produtora pornô que fez filmes com Alexandre Frota. O presidente do clube alegou que só descobriu pela imprensa que se tratava de uma empresa de filmes de sexo explícito e acabou desistindo de aceitar a proposta.

- Apesar de ser conhecido como Caio Jr, o nome não vem do pai. Ele era conhecido como Caio nas categorias de base e, na hora de subir para o profissional, começou a ser chamado como "Caio do júnior", porque já tinha um Caio no time. Acabou ficando Caio Jr.

- E, bem, o nome do cara não é nem Caio, e sim Luiz Carlos... Seria o homem uma farsa completa? Espero que não.

Nenhum comentário: