9.5.08

Bolão do Brasileiro - Rodada 1

Começa amanhã o campeonato brasileiro, meio que clandestinamente. Ainda tem muito clube envolvido com Libertadores ou Copa do Brasil e as atenções da mídia estão mais pra lá do que pra cá - embora a eliminação precoce de Flamengo e Palmeiras, por exemplo, de seus outros compromissos tenha servido para chamar um pouquinho mais de atenção para este início de campeonato.

Palpitar nesse início é pra lá de complicado. Os campeonatos estaduais são parâmetro? Todo ano diz-se que não, mas não é que estão apostando no Palmeiras como favorito ao título por causa do início de temporada? Imagine você se o Vasco elegesse Léo Lima como maestro de seu meio-campo, tivesse sido campeão carioca em cima do Volta Redonda e eliminado de 4 na Copa do Brasil pelo Sport. Será que seria apontado favorito?

O Sport, aliás, poderia ser considerado aspirante ao título - afinal, foi campeão estadual com facilidade, eliminou o time de Luxemburgo de maneira indiscutível e, agora, faz outro favoritaço de todos, o Inter, passar sua cota de perrengue. Ou será que o colorado e o verdão é que não são essas potências todas?

Como sempre, as conclusões só virão depois de passadas algumas rodadas - e talvez nem assim, se nós tomarmos por exemplo o desempenho de Vasco e Botafogo no primeiro turno do ano passado e suas colocações finais. O Brasileiro é um campeonato sem paralelos no mundo, em que há uma dúzia de títulos que começa aspirando o título e que tem os elencos de boa parte dos participantes alterado consideravelmente no meio da competição.

A minha maior curiosidade, é claro, é ver como se sairá o Flamengo. Ainda acredito que, embora tenha suas limitações, o elenco rubro-negro é dos melhores do país. Pode-se eleger mais dois, três, seis, dez no mesmo nível - mas apontar algum que seja indiscutivelmente melhor é difícil. Porém, fica a incógnita sobre como será o trabalho de Caio Jr. - e, mais ainda, qual a tranquilidade que os que estão na Gávea terão pra trabalhar ao longo do ano.

Enfim, seguem abaixo as apostas da primeira rodada. Um monte de chutes, basicamente sem parâmetro nenhum. Mas aí estão:

Náutico 2 x 1 Goiás
Botafogo 1 x 1 Sport
Atlético-MG 2 x 0 Fluminense
Ipatinga 0 x 1 Atlético-PR
São Paulo 2 x 0 Grêmio
Coritiba 1 x 0 Palmeiras
Internacional 1 x 1 Vasco
Portuguesa 2 x 1 Figueirense
Vitória 0 x 2 Cruzeiro
Flamengo 3 x 1 Santos

Nenhum comentário: