28.9.07

Tem coisas que só a Philco faz pra você

Tem horas em que a gente agradece por ser uma coisa e não ser outra. Eu, no caso, estou grato a meu pai e a Deus por ser Flamengo e não Botafogo. Porque o fato é que o jogo de ontem, em que o alvi-negro entregou vergonhosamente a classificação para as quartas-de-final da Sul-Americana, já me irritou mesmo em minha condição de rubro-negro. Fosse eu torcedor da estrela solitária e teria ido pra cama ontem num profundo mau humor.

O Botafogo saiu com 1x0. Depois, recuou, cedeu o empate, teve Zé Roberto expulso, recuou mais ainda. Mas aí, no segundo tempo, o River também teve um expulso e levou o 2x1. O Botafogo começou a perder gols e eu tive até a impressão de que poderia sair uma goleada ali, apesar do jogo ter ficado mais pros argentinos a maior parte do tempo. E logo mais um levou cartão vermelho e o Botafogo ficou com um a mais em campo. Deviam faltar ainda uns 20 minutos pra partida acabar e a TV mostrava a torcida argentina deixando o estádio.

E com tudo isso, o Botafogo conseguiu levar 3 gols e ser eliminado. Já li o Dodô colocando a culpa na defesa, mas e os gols que ele e outros atacantes perderam lá na frente? O lance do gol final em si, na verdade, foi mais mérito do River do que falha de quem quer que seja; um bom cruzamento e o atacante se movimentou bem, saindo da marcação e se antecipando à zaga pra cabecear. Mas a verdade é que o time inteiro falhou, não matando o jogo quando devia e deixando o adversário colocar pressão mesmo jogando com um a menos.

O Botafogo realmente se especializou nesse tipo de coisa. Nas derrotas decisivas anteriores no ano, ao menos, o time vinha bem, jogando boas partidas. Agora, vem se arrastando em campo há varias rodadas. Eliminar o River Plate poderia dar ao time a auto-confiança necessária pra retomar de vez as vitórias e, quem sabe, conseguir a classificação pra Libertadores do ano que vem. Mas agora, sei não. A impressão é que já era mesmo.

Como o Vasco também me parece estar fraquejando - apesar de, ao contrário, ter arrancado a classificação na Sul-Americana no finzinho -, acho que teremos apenas o Fluminense mesmo represeantando o Rio na Libertadores ano que vem, o que seria uma pena.

Mas claro, o Mengão ainda tem chances.

* * * *

Cuca, que entregou o cargo ontem e não se sabe se fica ou se vai porque a diretoria reluta em deixá-lo partir, me parece ser um bom técnico. Mas tá por aí há anos, antes do Botafogo passou por clubes como Flamengo, São Paulo, Paraná e Goiás, e até agora não conquistou um único troféu que seja. Passa perto, luta, vai bem, mas ganhar mesmo que é bom...

É mesmo a cara do Botafogo.

No duro, acho que os botafoguenses hoje podem até não admitir, mas estão felizes hoje. A do Botafogo é uma torcida engraçada, que tira onda por sofrer muito e que enche a boca pra dizer que "tem coisas que só acontecem ao Botafogo". É parte da identidade deles.

Como eu disse, ainda bem que eu sou Flamengo.

Nenhum comentário: